data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
Pela segunda semana consecutiva, o governo do Estado decidiu pela manutenção do atual quadro do Sistema 3As, sem emissão de avisos ou alertas às regiões. A divulgação foi feita após reunião do Gabinete de Crise, na tarde desta quarta-feira, com base no monitoramento de indicadores de casos, hospitalizações e óbitos relacionados à Covid-19.
A decisão da equipe considera o fato de que a tendência de crescimento no número de hospitalizações de casos suspeitos ou confirmados com Covid-19 registrada há duas semanas não se confirmou. Nesta semana, o número de internados em leitos clínicos e de UTI voltou a cair, confirmando a estabilização já registrada na semana passada.
No início da tarde desta quarta-feira, havia 826 pessoas internadas com suspeita ou confirmação de Covid-19 em leitos clínicos no Estado, número positivo quando se compara com um horizonte maior, de 30 dias atrás: queda de 21,5%.
Policlínica José Erasmo Crossetti estará fechada na tarde de sexta-feira
O índice de pacientes em condições mais graves, confirmados ou suspeitos, também é positivo. São 706 pessoas hospitalizadas em leitos de UTI, menor número desde 1º de novembro de 2020. Entretanto, conforme a equipe técnica, avaliando uma janela menor, de 10 dias, o momento é de estabilização nos números do Estado.
- É uma grande notícia para os gaúchos. Depois de uma onda bem agressiva da pandemia no começo deste ano, entre fevereiro e abril, e com a ameaça mundial da variante Delta mais recente, observar uma melhora, ainda que gradual, é muito positivo - disse o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior.
SANTA MARIA
A ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em Santa Maria está em 52% nesta quinta-feira, com 74 dos 142 leitos disponíveis em uso. Desse total de pacientes internados, 19 têm a confirmação da Covid-19.
A ocupação de leitos clínicos Covid é de 15%, com 18 pacientes internados nas 115 vagas existentes em hospitais privados e públicos.
DESFILE DE 7 DE SETEMBRO
Durante a reunião, foram novamente analisadas demandas de setores da sociedade, como pedidos para realização de eventos e mudanças de protocolos. Quanto à realização do desfile militar de 7 de setembro, o chefe da Casa Militar, coronel Júlio César Rocha Lopes, entrou em contato com o Comando Militar do Sul durante a reunião do Gabinete de Crise e foi informado que o desfile de Independência foi cancelado pelo Ministério da Defesa em todo o país em razão da pandemia.